top of page

Numerologia

estudo que promove o autoconhecimento por meio dos números

Paisagem Nórdica - Fundo Virtual de Zoom.
mulher com luzes no rosto e numeros
fundo mistico
Paisagem Nórdica - Fundo Virtual de Zoom
pessoa com livros na mão
pessoa com a mão pra frente

Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?

Para isso, ela considera a "vibração energética" dos números, atribuindo a eles significados e propriedades, que são interpretados por meio do conhecimento arquetípico, fazendo uma conexão do nome e data de nascimento das pessoas com as suas características interiores, de comportamento, personalidade e forma de agir no mundo.

Há milênios (bem antes de Cristo), a numerologia vem sendo objeto de pesquisa e investigação por parte de gurus, místicos, filósofos e renomados matemáticos e cientistas metafísicos.

Luzes de decoração
Retrato de luz vermelha
rosto com letras verdes neon
Retrato de luz vermelha
Dois amigos conversando
Retrato de luz vermelha

4 etapas principais para o processo

A numerologia é um sistema de interpretação que busca compreender aspectos da personalidade e do destino de uma pessoa por meio de números associados a datas de nascimento e nomes. Aqui estão as 4 etapas principais para o processo de autoconhecimento por meio da numerologia:

Qual é a origem da numerologia?

A origem da numerologia é incerta, ou seja, não se sabe exatamente quem foi o seu inventor. Os homens primitivos, por exemplo, foram os primeiros a utilizar os números como forma de contagem e interpretação de sinais, apesar de não terem produzido documentos que sistematizassem essa prática.

Depois deles, sabemos que os sumérios utilizavam os números para quantificar o tempo. De todo modo, foram os babilônicos os primeiros a documentar estudos sobre os números.

É possível dizer que grande parte das ciências metafísicas surgiram a partir da numerologia, pois os números eram estudados de forma arquetípica - ajudavam a quantificar as coisas, definir símbolos e desenhos e, de alguma forma, cumpriam com o papel de dar sentido às coisas que não se pode tocar.

Já a numerologia moderna começou com as antigas civilizações gregas, no século IV a.C. Esses povos acreditavam que os elementos básicos de tom, ideia e pensamento tinham base matemática e por isso possuíam uma vibração.

Quais são os diferentes tipos de numerologia?

Você já deve ter ouvido falar em numerologia do nome, numerologia da data de nascimento e numerologia empresarial. Essas são aplicações dos estudos de numerologia, mas existem outros diferentes métodos derivados do estudo dos números, contando com abordagens e sistemas de cálculo próprios. Conheça alguns deles:

O que é numerologia cabalística?

A numerologia cabalística pode ser a mais antiga, pois nasceu dos sistemas de estudos dos Caldeus. No entanto, há autores que dizem que a numerologia tem origem egípcia. Assim, acredita-se que Moisés, por ter sido criado em uma família egípcia, era um iniciado e sacerdote e trouxe esse conhecimento para o povo hebreu, recebendo inspiração divina.

Foi ele que estudou os Nomes de Deus por meio da Árvore da Vida, decodificando os nomes pelo alfabeto hebraico e pela Kabbalah. Deste modo, os estudos originais cabalísticos associavam-se à tabela hebraica antiga com valores centesimais.

Já a tabela cabalística como conhecemos hoje sofreu influências e não leva em consideração o número 9, pois é tido como um número sagrado: tudo que é somado a ele volta a ter o seu valor original após a redução teosófica.

O que é Numerologia Pitagórica?
Acredita-se que Pitágoras tenha iniciado seus estudos de vibração numérica das letras através desse sistema antigo e o aperfeiçoou por meio dos seus conhecimentos. Sua natureza curiosa e investigativa o levou a estudar com grandes líderes espirituais da Índia, Arábia, Pérsia, Palestina, Fenícia, Caldéia, Babilônia e Egito.

Seus ensinamentos foram passados durante séculos dentro dos grupos secretos, já que a sociedade ortodoxa e religiosa não permitia que as pessoas tivessem acesso a essas informações.

Assim, a tabela Pitagórica pode ter sido criada dentro da Escola Pitagórica. Direfentemente da numerologia cabalística, ela considera o número 9, que representa a completude universal.

Pitágoras descreveu atributos vibracionais aos números de 1 a 9, associando-os às letras do alfabeto e mostrando os valores místicos dos números, verificando que representavam macrocosmicamente os princípios universais e microcosmicamente, no nível pessoal, características, habilidades e eventos.

Ele via nos números, padrões e razões geométricas a explicação para todos os eventos naturais, a harmonia da música e as qualidades de tom. Sabia que estrelas e planetas, produziam sons, como corpos em vibração e foi o primeiro a estudar esse fenômeno chamado de “música das esferas”.

O que é numerologia quântica?
O termo “quântico”, é muito atual, ou seja, possui pouco mais de 100 anos. O primeiro físico a separar a menor quantidade de matéria vista até então foi Max Planck, cunhando a ele o termo "quantum". Ele buscava saber o que acontecia na menor partícula de matéria possível, para entender a matéria como um todo.

Depois, Niels Bohr provou o movimento descontínuo do elétron, através do famoso fenômeno da dupla fenda - ele chamou esse fenômeno de salto quântico.

Surge, então, o termo Física Quântica, que é um ramo da física que estuda os fenômenos "inexplicáveis" da matéria, até então pouco compreendidos pela física clássica, estudando o comportamento das partículas subatômicas e as leis que regem o mundo quântico.

O experimento da dupla fenda foi o pontapé para a física quântica desafiar as noções clássicas de causa e efeito e revelar que as partículas subatômicas podem existir em múltiplos estados simultaneamente, bem como se relacionar de maneira não local, ou seja, independentemente da distância entre elas.

Fique por dentro de nossas notícias 

bottom of page